Sucupira

Instruções gerais

Nesta página, são agrupadas as instruções para o preenchimento de quatro formulários que foram construídos para viabilizar um melhor registro das atividades realizadas no âmbito do PPGP na Plataforma Sucupira. O melhor preenchimento dos dados do PPGP na Sucupira permitirá à comissão de avaliação da CAPES tenha uma visão mais adequada da qualidade e variabilidade de nosso trabalho.

De forma resumida, solicitamos que os docentes do PPGP façam, até o dia 20 de janeiro de 2020 as seguintes ações:

  • atualização do seu currículo Lattes com os itens realizados / publicados no ano de 2019, tendo cuidado especial com artigos, livros, capítulos e produtos técnicos;
  • preenchimento dos cinco formulários.

Os formulários foram construídos para solicitar apenas dados que não são importados pela plataforma Sucupira e fazem o registro de dados dos seguintes aspectos:

  • Participantes externos: importante para revelar a amplitude das nossas redes de pesquisa;
  • Informações complementares de livros e capítulos: essencial para a avaliação da qualidade das obras publicadas;
  • Informações complementares sobre projetos de pesquisa e extensão: muito relevante pois a Sucupira não importa várias informações sobre os projetos do Currículo Lattes, como produções relacionadas, financiadores, etc;
  •  Dados de produtos técnicos.
  • Dados para o relatório qualitativo: é central para detalhar de forma mais precisa vários diferenciais do nosso Programa (Ações que promovem integração da pós-graduação com graduação; Intercâmbios institucionais; Solidariedade e nucleação; Acompanhamento de egressos; Inserção social; Interfaces com a educação básica; Internacionalização)

Formulário para registro de participantes externos

São considerados participantes externos pesquisadores, alunos e colaboradores sem vínculo atual com o PPGP, que tenham participado como coautores em obras publicadas por docentes do PPGP:

  • Alunos do PPGP que tiveram sua defesa de tese ou dissertação em 2017 ou antes;
  • Docentes e discentes de outros PPGs
  • Estudantes de graduação de qualquer universidade
  • Profissionais não vinculados ao PPGP
  • Pesquisadores estrangeiros

Para os seguintes casos, a plataforma Sucupira solicita apenas o Nome e CPF dos participantes externos:

  • Alunos do PPGP que tiveram sua defesa de tese ou dissertação em 2017 ou antes
  • Docentes e discentes de outros PPGs

Para os seguintes casos, além do Nome e CPF, são solicitados dados da formação acadêmica: área de formação, nível (de graduação a doutorado), instituição onde titulou-se e ano em que ocorreu.

  • Profissionais não vinculados ao PPGP
  • Estudantes de graduação de qualquer universidade

Por fim, para pesquisadores estrangeiros, são solicitadas as seguintes informações:

  • Nome
  • Data de nascimento
  • Nacionalidade
  • Nº do passaporte (opcional, mas recomendado)
  • Dados acadêmicos
  • email

IMPORTANTE:

  • Os dados informados só são registrados se for feito o clique no botão “enviar”;
  • Estamos solicitando a listagem de participantes externos apenas referente ao ano de 2019.

Para acessar o formulário, clique no link abaixo.

Acesse aqui


 

Formulário para complementação de informações sobre Livros e Capítulos

Neste formulário, a plataforma Sucupira solicita muitas informações não registradas no Lattes. É essencial o lançamento desses dados para que a CAPES reconheça a qualidade da nossa produção.

OBS: Caso o autor tenha publicado um capítulo em um livro organizado por ele, basta fazer o lançamento dos dados do capítulo.

O acesso ao formulário deve ser feito pelo link que segue:

Acesse aqui

IMPORTANTE: a partir de 2019, a CAPES está solicitando o envio de arquivos escaneados com informações sobre livros e capítulos publicados por docentes dos PPGs. O envio dos arquivos pode ser feito pelo link que segue. Para cada docente do PPGP, há uma pasta específica.

Os arquivos escaneados devem conter:

  1. Capa e contracapa;
  2. Índice remissivo;
  3. Prefácio / Introdução;
  4. Sumário;
  5. Conselho editorial;
  6. Carta se teve revisão por pares;
  7. Apresentação / informações sobre os autores;
  8. Premiações;
  9. Ficha Bibliográfica;
  10. Financiamento, com inclusão de carta comprovando financiamento ou trecho do livro;
  11. Duas páginas iniciais de cada capítulo (no caso de coletânea) ou duas páginas do capítulo inicial e do capítulo final (no caso de obra completa)

Envio dos arquivos escaneados

 


Formulário para complementação de informações sobre Projetos de Pesquisa e Extensão

Sugere-se, em um primeiro momento, examinar quais projetos já estão cadastrados na Plataforma Sucupira. No link abaixo, é possível fazer tal consulta com os projetos organizados por área do PPGP.

Clique aqui para consultar os projetos já cadastrados na Sucupira

Importante:

  • Os dados informados só são registrados se for feito o clique no botão “enviar”, na última tela.
  • Caso identifique a necessidade de atualizar algum dado de um projeto já cadastrado, solicita-se o preenchimento do formulário;
  • Caso verifique que há projetos que tenham encerrado em 2016 ou antes, mas que ainda constam como abertos na Plataforma Sucupira, acesse o formulário e informe os títulos de tais projetos no segundo campo.

Clique aqui para acessar o Formulário de Projetos

 

______________________________________________________________________________________

Formulário para o Registro de Produtos Técnicos

Neste formulário, os docentes poderão registrar os produtos técnicos. Esses podem ser de três modalidades:

Produtos e Processos: desenvolvimento de produto técnicos ou tecnológico, passível ou não de proteção, podendo gerar registros de propriedade de patentes, produção intelectual ou direitos autorais. Ex: Base de dados técnico-científica; desenvolvimento de material didático e instrucional; desenvolvimento de produto/processo patenteável (patente); desenvolvimento de tecnologia social; manual técnico, processos de gestão, produção de acervos, programa de computador, protocolo tecnológico experimental/aplicação ou adequação.

Divulgação da produção: atividades relacionadas à divulgação da produção em eventos ou periódicos. Ex: Artigo em jornal ou revista de divulgação; artigo publicado em revista técnica, prefácio ou posfácio, produção de programas de mídia/programas de veículos de comunicação, resenha crítica, responsabilidade por coluna em j\ornal, revista ou blog.

Serviços técnicos: serviços realizados junto à sociedade/instituições de saúde, órgãos governamentais, agências de fomento, vinculados à assistência, extensão ou produção do conhecimento. Ex: Relatório técnico, Auditoria, Avaliação de tecnologia, projeto, programa, instituição ou política; avaliação na área da saúde, Certificação/acreditação de produção técnica ou tecnológica; elaboração de norma ou marco regulatório; elaboração de taxonomia, ontologias e tesauros, Estudos de regulamentação; Laudo técnico; Organização de evento científico, organização de revistas, anais (incluindo editoria e corpo editorial); participação de comissão científica, técnico-científica; tradução.

Os produtos técnicos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

Demanda (20 pontos), Impacto (20 pontos), Abrangência Realizada (10 pontos), Abrangência Potencial (10 pontos), Replicabilidade (10 pontos), Complexidade (10 pontos), Inovação (10 pontos).

Formulário para o registro dos produtos técnicos: Clique Aqui

______________________________________________________________________________________

Formulário para registro de dados para relatório qualitativo

Nesse formulário visa coletar dados complementares referentes ao relatório qualitativo da Sucupira. Para alguns tópicos, é feita uma descrição detalhada dos indicadores avaliados pela CAPES para ajudar a esclarecer quais informações devem ser fornecidas.

São solicitados dados sobre:

  • Ações que promovem integração da pós-graduação com graduação;
  • Intercâmbios institucionais;
  • Solidariedade e nucleação;
  • Acompanhamento de egressos;
  • Inserção social;
  • Interfaces com a educação básica;
  • Internacionalização;

Importante:

Caso prefira, pode acessar o formulário mais de uma vez para fazer a inserção dos dados em momentos diferentes. Em todos os casos, clicar no botão “enviar” no final do formulário.

Acesse aqui