Área 1 – Psicologia das Organizações e do Trabalho

Linhas de pesquisa

Linha 1:  Processos psicossociais e de saúde no  trabalho e nas organizações

Interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, com foco nas relações de trabalho, na cultura, nos processos de mudanças, na gestão de pessoas, nos sentidos e significados do trabalho, nas psicopatologias ocupacionais, na qualidade de vida e no bem estar do trabalhador.

Docentes permanentes:

Andrea Valéria Steil (Doutora em Engenharia de Produção, UFSC): Processos de aprendizagem, conhecimento e memória de equipes e organizações. Processos psicossociais em organizações. Gestão de pessoas. Análise do trabalho e modelagem de competências. Recompensas organizacionais e retenção de pessoas.

Elka Lima Hostensky (Doutora em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona – UAB, Espanha): Psicologia, Saúde e Trabalho; Ergonomia da Atividade; Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Saúde e Segurança no Trabalho (SST); processos de subjetivação à luz das transformações no mundo do trabalho; riscos psicossociais; Diversidade, Equidade e Inclusão nos contextos organizacionais; trajetórias profissionais de mulheres negras.

Psicologia, Saúde e Trabalho; Ergonomia da Atividade; Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Saúde e Segurança no Trabalho (SST); processos de subjetivação à luz das transformações no mundo do trabalho; riscos psicossociais; Diversidade, Equidade e Inclusão nos contextos organizacionais; trajetórias profissionais de mulheres negras.

Narbal Silva (Doutor em Engenharia de Produção, UFSC): Cultura organizacional. Aprendizagem nas organizações. Qualidade de vida e felicidade no trabalho. Gestão de pessoas por competências. Orientação para o período pós-carreira.

Renata Silva de Carvalho Chinelato (Doutora em Psicologia, UNIVERSO/Niterói): Processos psicossociais em organizações. Teoria de Demandas e Recursos do Trabalho. Fenômenos de bem-estar no trabalho: antecedentes e consequentes. Relação trabalho-casa/família. Comportamentos de redesenho do trabalho.

Roberto Moraes Cruz (Doutor em Engenharia de Produção, UFSC): Psicologia, saúde e trabalho. Aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde do trabalhador. Instrumentação psicológica em Psicologia do Trabalho. Avaliação de aprendizagens e habilidades profissionais.

Suzana da Rosa Tolfo (Doutora em Administração, UFRGS): Sentidos e significados do trabalho. Gestão de pessoas. Assédio moral. Trabalho e subjetividade na contemporaneidade. Processos psicossociais nas organizações e no trabalho. Qualidade de vida do trabalhador.

Valéria De Bettio Mattos (Doutora em Educação, UFSC): Trajetórias Profissionais. Relação entre Identidade Profissional e Saúde Mental do Trabalhador. Morfologia do Trabalho na Contemporaneidade. Sentidos do Trabalho.

 

Linha 2: Formação profissional, desenvolvimento de carreira e inserção no trabalho

Processos de orientação, identidade e formação profissional; planejamento e desenvolvimento de carreiras; inserção, trajetórias profissionais e aposentadoria.

Docentes permanentes:

Hélder Lima Gusso (Doutor em Psicologia, UFSC): Análise do Comportamento e formação profissional. Ensino e aprendizagem de comportamentos profissionais. Ensino Superior. Educação científica. Ensino online. Programação de ensino. Formação de professores. Formação de cientistas. Avaliação de programas de formação profissional. Análise comportamental de instituições de ensino superior, ciência e tecnologia. Análise do Comportamento Aplicada nas organizações.

Iúri Novaes Luna (Doutor em Sociologia Política, UFSC): Desenvolvimento de carreira. Processos de aposentadoria. Trabalho e subjetividade. Identidade profissional. Gestão de carreira nas organizações. Intervenções de carreira ao longo do ciclo vital.

Lígia Rocha Cavalcante Feitosa (Doutora em Psicologia, UnB): Acolhimento na Educação Superior. Expectativas Acadêmicas. Juventudes e formação profissional.  Trajetórias escolares e trajetórias profissionais na educação profissional e tecnológica. Adaptação, construção e avaliação de recursos educativos aplicados à programas de formação profissional e de orientação profissional.

Maiana Farias Oliveira Nunes (Doutora em Psicologia, USF): Teoria Social Cognitiva de Carreira. Autoeficácia. Suportes e barreiras de carreira. Teoria de Aprendizagem Social. Crenças disfuncionais de carreira. Adaptação, construção e validação de instrumentos para avaliação vocacional e de carreira. Intervenções de carreira ao longo do ciclo vital. Avaliação de intervenções de carreira.