Área 1 – Psicologia das Organizações e do Trabalho
Linhas de pesquisa
Linha 1: Processos psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações
Interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, com foco nas relações de trabalho, na cultura, nos processos de mudanças, na gestão de pessoas, nos sentidos e significados do trabalho, nas psicopatologias ocupacionais, na qualidade de vida e no bem estar do trabalhador.
Docentes permanentes:
Andrea Valéria Steil (Doutora em Engenharia de Produção, UFSC): Processos de aprendizagem, conhecimento e memória de equipes e organizações. Processos psicossociais em organizações. Gestão de pessoas. Análise do trabalho e modelagem de competências. Recompensas organizacionais e retenção de pessoas.
Elka Lima Hostensky (Doutora em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona – UAB, Espanha): Psicologia, Saúde e Trabalho; Ergonomia da Atividade; Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Saúde e Segurança no Trabalho (SST); processos de subjetivação à luz das transformações no mundo do trabalho; riscos psicossociais; Diversidade, Equidade e Inclusão nos contextos organizacionais; trajetórias profissionais de mulheres negras.
Psicologia, Saúde e Trabalho; Ergonomia da Atividade; Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Saúde e Segurança no Trabalho (SST); processos de subjetivação à luz das transformações no mundo do trabalho; riscos psicossociais; Diversidade, Equidade e Inclusão nos contextos organizacionais; trajetórias profissionais de mulheres negras.
Narbal Silva (Doutor em Engenharia de Produção, UFSC): Cultura organizacional. Aprendizagem nas organizações. Qualidade de vida e felicidade no trabalho. Gestão de pessoas por competências. Orientação para o período pós-carreira.
Renata Silva de Carvalho Chinelato (Doutora em Psicologia, UNIVERSO/Niterói): Processos psicossociais em organizações. Teoria de Demandas e Recursos do Trabalho. Fenômenos de bem-estar no trabalho: antecedentes e consequentes. Relação trabalho-casa/família. Comportamentos de redesenho do trabalho.
Roberto Moraes Cruz (Doutor em Engenharia de Produção, UFSC): Psicologia, saúde e trabalho. Aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde do trabalhador. Instrumentação psicológica em Psicologia do Trabalho. Avaliação de aprendizagens e habilidades profissionais.
Suzana da Rosa Tolfo (Doutora em Administração, UFRGS): Sentidos e significados do trabalho. Gestão de pessoas. Assédio moral. Trabalho e subjetividade na contemporaneidade. Processos psicossociais nas organizações e no trabalho. Qualidade de vida do trabalhador.
Valéria De Bettio Mattos (Doutora em Educação, UFSC): Trajetórias Profissionais. Relação entre Identidade Profissional e Saúde Mental do Trabalhador. Morfologia do Trabalho na Contemporaneidade. Sentidos do Trabalho.
Linha 2: Formação profissional, desenvolvimento de carreira e inserção no trabalho
Processos de orientação, identidade e formação profissional; planejamento e desenvolvimento de carreiras; inserção, trajetórias profissionais e aposentadoria.
Docentes permanentes:
Iúri Novaes Luna (Doutor em Sociologia Política, UFSC): Desenvolvimento de carreira. Processos de aposentadoria. Trabalho e subjetividade. Identidade profissional. Gestão de carreira nas organizações. Intervenções de carreira ao longo do ciclo vital.
Lígia Rocha Cavalcante Feitosa (Doutora em Psicologia, UnB): Acolhimento na Educação Superior. Expectativas Acadêmicas. Juventudes e formação profissional. Trajetórias escolares e trajetórias profissionais na educação profissional e tecnológica. Adaptação, construção e avaliação de recursos educativos aplicados à programas de formação profissional e de orientação profissional.
Maiana Farias Oliveira Nunes (Doutora em Psicologia, USF): Teoria Social Cognitiva de Carreira. Autoeficácia. Suportes e barreiras de carreira. Teoria de Aprendizagem Social. Crenças disfuncionais de carreira. Adaptação, construção e validação de instrumentos para avaliação vocacional e de carreira. Intervenções de carreira ao longo do ciclo vital. Avaliação de intervenções de carreira.