Eventos PPGP

I Congresso Internacional da Équipe de recherche en partenariat sur la diversité culturelle limmigration dans la région de Québec (EDIQ)
Evento de 7 a 9 de junho de 2022
Local: Universidade Laval do Quebec – Canadá
Tema: Tempos de crise: um espaço de reflexão sobre diversidade cultural e imigração
A profª. Dra. Lucienne Martins-Borges da Universidade Laval e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC e a profa.  Dra. Stéphanie Arsenault da Universidade Laval,  realizaram  a abertura do I Congresso Internacional da Équipe de recherche en partenariat sur la diversité culturelle limmigration dans larégion de Québec (EDIQ). O NEMPSIC UFSC se fez presente no evento pela apresentação dos trabalhos e participação na Comissão Organizadora. Estavam presentes no evento a profª Dra.  Marcela de Andrade Gomes, o doutorando Gustavo Machado, a doutoranda Vitória Nascimento.  Também estavam trabalhando na organização do evento a pós-doutoranda  Dra. Allyne Barros e a doutoranda Dra. Mariá Lodetti, ambas  formadas pela UFSC e que   hoje atuam na Universidade Laval do Quebec – Canadá.
A professora do PPGP, Dra. Marcela de Andrade Gomes, realizou a conferência de abertura no I Congresso Internacional da Équipe de recherche en partenariat sur la diversité culturelle l’immigration dans la région de Québec (EDIQ). O título de sua conferência foi “Tempos de crises e superações: um caso chamado Brasil”.
No dia 08 de junho, o doutorando Gustavo da Silva Machado apresentou no 1er Congrès International de l’Édiq,  o trabalho “Retour sur les pratiques d’un service de psychologie dans un centre de référence et d’assistance pour les immigrants dans le sud du Brésil”, no qual abordou a experiência de um serviço de psicologia na atenção a imigrantes e refugiados na região de Florianópolis. O trabalho neste contexto foi fonte de inspiração para seu tema de pesquisa no doutorado, na qual aborda os processos de medicalização e patologização no atendimento em saúde mental a esta população.

AULA ABERTA À COMUNIDADE

Tema – Classe como categoria analítica e ação política – uma análise a partir da perspectiva de Edward Palmer Thompson.
Ministrante – Prof. Dr. Sidnei J. Munhoz – Professor permanente e orientador de tese no PPG em História na UEM – Universidade Estadual de Maringá – Paraná e no PPG em História da UFSC. Doutorado em História pela USP – SP. Pós-Doutorado pela UFRJ e pela Brown University – Providence – USA. Foi Visiting Scholar do Watson Institute for International and Public Affairs da Brown University. Professor visitante na USP – Universidade de São Paulo; UFSC – Universidade de Santa Catarina; UEL – Universidade Estadual de Londrina. Autor de diversos livros na área de movimentos sociais; relações internacionais e conflitos contemporâneos.
Dia – 26 de maio   – Horário – 9:00 horas
Local – Auditório do Bloco E anexo do CFH.
Promoção: Profa Mériti de Souza. Disciplina: PGP 410088 – Tópicos Especiais em práticas culturais e processos de subjetivação II: interseccionalidades e os encontros de saberes: psicanálise, gênero, raça e classe.
Apoio: Lapcip /// Programa de Pós Graduação em Psicologia.

XXVIII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)

Até o dia 16 de julho de 2021, estão abertas as inscrições para as  XXVIII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O evento ocorrerá, de maneira virtual, entre os dias 10 e 12 de Novembro e será organizado pela Universidad de Santiago de Chile (USACH).

A UFSC selecionará até 40 trabalhos de graduação e pós-graduação para apresentação no evento.

Acesse o link para ter mais informações da notícia e do edital para inscrição.

Desde já grata por sua atenção!

  Comunicação| Communication
Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) | Office of International 
sinter.ufsc.br|  divulgacao.sinter@contato.ufsc.br

PRODUÇÃO DE VÍDEO E CONTEÚDO DIGITAL

Público: Comunidade acadêmica UFSC

O Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Tecnologias Digitais (NDCA), com apoio da PROEX/UFSC, está com inscrições abertas até o dia 09/10 para o Curso de Extensão: Produção de Vídeo e Conteúdo Digital.

INSCRIÇÕES – 25/09 a 09/10 NO LINK

 http://inscricoes.ufsc.br/videoeconteudodigital

 

O curso tem o objetivo de possibilitar aos participantes o conhecimento e o domínio de ferramentas para produzir e gerenciar conteúdos digitais. Visa produzir vídeos educativos (tutoriais, vídeo aulas, dentre outros formatos), aprimorar o uso do tablet e celular para produção de vídeos, conhecer ferramentas de produção de vídeo, e aprimorar formas de publicação e compartilhamento de conteúdo digital. Abaixo seguem as informações referentes ao curso:

Carga Horária: 30 horas sendo 15 horas de atividades síncronas e 15 horas de atividades assíncronas.

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2019 ocorrerá o nosso VI SEMINÁRIO CATARINENSE DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E II CONGRESSO DE RISCOS PSICOSSOCIAIS E SAÚDE NAS ORGANIZAÇÕES E NO TRABALHO na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis – Santa Catarina.Os eventos contarão com importantes pesquisadores da área no Brasil, constituindo-se em uma ótima oportunidade para a apresentação de trabalhos acadêmicos bem como para o acompanhamento de discussões de diversos eméritos especialistas.O Assédio Moral no Trabalho incorpora uma gama diversa e heterogênea de variáveis inter-relacionadas, tanto sociais quanto psicológicas demonstrando inequivocamente a multidisciplinaridade do processo.Comissão Organizadora. Clique no link abaixo:

VI SEMINÁRIO CATARINENSE DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E II CONGRESSO DE RISCOS PSICOSSOCIAIS E SAÚDE NAS ORGANIZAÇÕES E NO TRABALHO