Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa/ Professores
ESTRUTURA DO PROGRAMA
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA, PROFESSORES
ORIENTADORES, TITULAÇÃO E TEMAS DE INVESTIGAÇÃO
ÁREA 1: PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO
Congrega estudos sobre processos psicológicos e sociais nos contextos de trabalho e das organizações
Linhas de pesquisa
Linha 1: Processos psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações
Interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, com foco nas relações de trabalho, na cultura, nos processos de mudanças, na gestão de pessoas, nos sentidos e significados do trabalho, nas psicopatologias ocupacionais, na qualidade de vida e no bem estar do trabalhador.
Docentes permanentes:
Andrea Valéria Steil (Doutora em Engenharia de Produção, UFSC): Processos de aprendizagem, conhecimento e memória de equipes e organizações. Processos psicossociais em organizações. Gestão de pessoas. Análise do trabalho e modelagem de competências. Recompensas organizacionais e retenção de pessoas.
Narbal Silva (Doutor em Engenharia de Produção, UFSC): Cultura organizacional. Aprendizagem nas organizações. Qualidade de vida e felicidade no trabalho. Gestão de pessoas por competências. Orientação para o período pós-carreira.
Roberto Moraes Cruz (Doutor em Engenharia de Produção, UFSC): Psicologia, saúde e trabalho. Aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde do trabalhador. Instrumentação psicológica em Psicologia do Trabalho. Avaliação de aprendizagens e habilidades profissionais.
Suzana da Rosa Tolfo (Doutora em Administração, UFRGS): Sentidos e significados do trabalho. Gestão de pessoas. Assédio moral. Trabalho e subjetividade na contemporaneidade. Processos psicossociais nas organizações e no trabalho. Qualidade de vida do trabalhador.
Docentes colaboradores:
Valéria De Bettio Mattos (Doutora em Educação, UFSC): Trajetórias Profissionais. Relação entre Identidade Profissional e Saúde Mental do Trabalhador. Morfologia do Trabalho na Contemporaneidade. Sentidos do Trabalho.
Linha 2: Formação profissional, desenvolvimento de carreira e inserção no trabalho
Processos de orientação, identidade e formação profissional; planejamento e desenvolvimento de carreiras; inserção, trajetórias profissionais e aposentadoria.
Docentes permanentes:
Iúri Novaes Luna (Doutor em Sociologia Política, UFSC): Desenvolvimento de carreira. Processos de aposentadoria. Trabalho e subjetividade. Identidade profissional. Gestão de carreira nas organizações. Intervenções de carreira ao longo do ciclo vital.
Lígia Rocha Cavalcante Feitosa (Doutora em Psicologia, UnB): Acolhimento na Educação Superior. Expectativas Acadêmicas. Juventudes e formação profissional. Trajetórias escolares e trajetórias profissionais na educação profissional e tecnológica. Adaptação, construção e avaliação de recursos educativos aplicados à programas de formação profissional e de orientação profissional.
Maiana Farias Oliveira Nunes (Doutora em Psicologia, USF): Teoria Social Cognitiva de Carreira. Autoeficácia. Suportes e barreiras de carreira. Teoria de Aprendizagem Social. Crenças disfuncionais de carreira. Adaptação, construção e validação de instrumentos para avaliação vocacional e de carreira. Intervenções de carreira ao longo do ciclo vital. Avaliação de intervenções de carreira.
ÁREA 2: PSICOLOGIA SOCIAL E CULTURA
Congrega estudos em Psicologia Social com foco em práticas sociais e culturais em diferentes contextos e condições.
Linha 1: Estética, processos de criação e política.
Questões relativas à estética e processos de criação nas artes, na vida, no campo político e na esfera dos direitos humanos.
Docentes permanentes:
Andréa Vieira Zanella (Doutora em Psicologia da Educação, PUC-SP): Psicologia social e arte; estética e processos de criação em diferentes contextos e práticas sociais; dialogia e resistências inventivas; questões metodológicas.
Kátia Maheirie (Doutora em Psicologia Social, PUC-SP): Estética e política; processos coletivos de criação em música e outras objetivações artísticas; movimentos sociais e formações coletivas.
Lia Vainer Schucman ( Doutora em Psicologia Social-USP) psicologia e relações étnico-raciais em suas múltiplas dimensões: acesso a recursos, a luta por direitos sociais, as organizações sociais e coletivos, os efeitos psicossociais do racismo, o impacto na saúde, no trabalho e na educação, processos de subjetivação e formação de identidades raciais.
Neiva de Assis (Doutora em Psicologia – UFSC) Psicologia e processos educacionais. Educação, memória e território. Educação comunitária. Educação escolar e não escolar. Cidade educadora. Psicologia histórico-cultural. Educação estética.
Linha 2: Processos de Subjetivação, gênero e diversidades.
Produção de subjetividades no mundo contemporâneo e suas relações com os campos, histórico, político e cultural, considerando os processos de singularização, diversificação e diferenciação.
Docentes permanentes:
Adriano Beiras (Doutor Europeu em Psicologia Social, UAB, Barcelona – Espanha): Estudos de masculinidades, subjetividades e violências. Serviços psicossociais de atenção a homens autores de violência contra mulheres. Gênero, sexualidades, epistemologias feministas e teoria queer. Construcionismo social. Famílias e conjugalidades. Temas em psicologia social jurídica e comunitária.
Maria Juracy Filgueiras Toneli (Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, USP): Processos de subjetivação na interseccionalidade de sexo/gênero, classe social, raça/etnia e geração. (Hetero)normatividade, seus efeitos e articulações. Políticas do corpo e das sexualidades.
Marivete Gesser (Doutora em Psicologia, UFSC): Processos de subjetivação na intersecção com gênero, sexualidade, classe social, raça/etnia, geração e deficiência. A contribuição dos estudos sobre deficiência para o campo das políticas públicas. Práticas psicossociais na perspectiva dos direitos humanos. Processos educativos na perspectiva da educação inclusiva.
Raquel de Barros Pinto Miguel (Doutora em Ciências Humanas, UFSC). Estudos de gênero e feminismo. Mídia e constituição de subjetividade. Processos educativos formais e não formais. História das mulheres. Mulheres e ciência.
Linha 3: Representações e práticas sociais.
Conhecimento social compartilhado, crenças e suas relações com práticas sociais, grupais e culturais.
Docentes permanentes:
Andréa Barbará S. Bousfield (Doutora em Psicologia, UFSC): Representações sociais de riscos ambientais, de saúde e sociais. Representações sociais, novas ideologias e problemas societários. Representações sociais do envelhecimento e do corpo.
Andréia Isabel Giacomozzi (Doutora em Psicologia, UFSC): Representações sociais do envelhecimento e do corpo. Representações sociais, novas ideologias e problemas societários. Representações sociais de riscos ambientais, de saúde e sociais.
Ana Maria Justo (Doutora em Psicologia, UFSC): Representações sociais do envelhecimento e do corpo. Preconceito etário. Atenção às pessoas idosas.
Linha 4: Psicanálise, Política E Cultura:
Congrega estudos no campo da psicanálise, pautados em sua ética e método. Envolve pesquisas que se debruçam sobre metapsicologia, interações políticas e cultura. Sua ênfase volta-se a análises de experiências, práticas clínicas, psicanálise nas instituições, leituras de obras de arte, migrações internacionais e direitos humanos.
Docentes permanentes:
Ana Lúcia Mandelli de Marsillac (Doutora em Artes Visuais – História, teoria e crítica, UFRGS): Relações estéticas e processos de criação no campo da saúde e das artes. Intersecções entre Psicanálise, arte, saúde e política. Acompanhamento Terapêutico.
Lucienne Martins Borges (Doutora em Psicologia, Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá): Psicopatologia, migrações e cultura. Violência e homicídio conjugal e familiar.
Marcela de Andrade Gomes (Doutora em Psicologia Social pela UFSC): migrações, SUAS, pessoas em situação de rua, violências e violação de direitos humanos.
ÁREA 3: SAÚDE E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Congrega estudos sobre processos psicológicos no âmbito das interações entre saúde e desenvolvimento individual e social.
Linha 1: Saúde e contextos de desenvolvimento psicológico.
Desenvolvimento psicológico e suas relações com a saúde das pessoas nos contextos ambiental, familiar, institucional e comunitário.
Docentes permanentes:
Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré (Doutora em Psicologia Clínica, PUC-SP) Interações familiares e redes sociais significativas; Psicologia na atenção à saúde; interações profissional-usuário/família no contexto hospitalar e comunitário.
Ivânia Jann Luna (Doutora em Psicologia – UFSC). Paradigmas e estudos contemporâneos sobre o luto. O luto no ciclo vital e as redes de cuidado e suporte social. Temas em psico-oncologia e a psicologia narrativa.
Maria Aparecida Crepaldi (Doutora em Saúde Mental, UNICAMP): Saúde e desenvolvimento da criança e da família: fatores de risco orgânico e psicossocial e mecanismos de proteção. Interações usuário/família no contexto hospitalar e comunitário.
Marina Menezes (Doutora em Psicologia, UFSC): Psicologia da saúde da criança e do adolescente. Saúde mental e psicopatologias na infância. Significações sobre saúde e doenças. Processos de comunicação/interação entre profissionais de saúde, família e usuários dos serviços de saúde.
Linha 2: Atenção Psicossocial: Clínica, Prevenção e Promoção da Saúde:
Congregar estudos sobre o campo da Atenção Psicossocial com enfoque nas ações da Clínica, da Prevenção e da Promoção da Saúde, com ênfase nos seus fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos, além de processos avaliativos.
Daniela Ribeiro Schneider (Doutora em Psicologia Clínica, PUC/SP): Atenção Psicossocial em suas dimensões histórica e teórico-metodológica. Problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas: promoção da saúde, prevenção, cuidado, reabilitação psicossocial.
Fernanda Machado Lopes (Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, UFRGS): Psicologia Cognitiva Experimental. Aspectos neuropsicológicos e comportamentais do uso/abuso de drogas e outras psicopatologias. Intervenções Cognitivo-Comportamentais.
Ivânia Jann Luna (Doutora de Psicologia- UFSC). Saúde mental e luto. Atenção à crise e às urgências subjetivas na rede de atenção psicossocial. Prevenção e a posvenção do suicídio.
Linha 3: Avaliação em saúde, desenvolvimento e processos psicológicos básicos.
Avaliação de processos psicológicos e programas em saúde e desenvolvimento; avaliação em neuropsicologia e em psicologia cognitiva experimental.
Docentes permanentes:
Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes (Doutor em Psicologia do Desenvolvimento, UFRGS): Construção, validação e padronização de instrumentos de medida; avaliação da personalidade e cognição; avaliação informatizada em psicologia.
Chrissie Ferreira de Carvalho (Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, UFBA): Desenvolvimento e estudos de intervenções precoce-preventivas em neuropsicologia cognitiva e escolar; Avaliação neuropsicológica e cognitiva; Desenvolvimento e validação de instrumentos neuropsicológicos.
Natália Martins Dias (Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento, Mackenzie): Neuropsicologia cognitiva. Desenvolvimento e estudo de propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação neuropsicológica. Desenvolvimento e estudo de intervenções em neuropsicologia, com ênfase na promoção cognitiva. Dificuldades e Transtornos de aprendizagem. Ênfase na aplicação da neuropsicologia ao estudo do desenvolvimento cognitivo na infância e à Educação.
Roberto Moraes Cruz – (Doutor em Engenharia de Produção, UFSC): Avaliação de processos e procedimentos em saúde. Construção e adaptação de instrumentos para diagnósticos, intervenção, prevenção e reabilitação psicológica.