Histórico e Objetivos

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFSC sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, foi criado pela Resolução 57/CEPE/UFSC de 06/12/94 e implantado no segundo semestre de 1995. O Curso de Mestrado foi recomendado pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) em abril de 1996 e reconhecido por essa instituição por meio da Portaria n° 132 de 02/02/99. O curso de Doutorado teve início em março de 2004 e foi reconhecido pelo MEC por meio da Portaria n° 2609 de 25/08/2004.

O processo de seleção é anual e realizado, geralmente, no segundo semestre letivo. As turmas iniciam as atividades em março. O número de vagas é definido pelas áreas de concentração e aprovado pelo Colegiado do PPGP a cada ano.

Para concluir o Curso de Mestrado, o aluno deverá obter, no mínimo, um total de 30 créditos: 24 relativos às disciplinas (12 de obrigatórias e 12 de optativas) e 6 correspondentes à dissertação. Os alunos do Curso de Doutorado devem cursar, no mínimo, 50 créditos: 38 relativos às disciplinas (19 de obrigatórias e 19 de optativas) e 12 correspondentes à tese. As disciplinas são oferecidas semestralmente. A critério do Colegiado do PPGP, poderão ser revalidados créditos cursados em outros programas de pós-graduação credenciados.

O PPGP conta com bolsas concedidas pela CAPES e pelo CNPq, distribuídas de acordo com o aproveitamento do aluno, com critérios definidos pela CAPES e pelo Colegiado do PPGP. Os alunos bolsistas devem realizar estágio de docência em disciplinas da graduação, seguindo as normas definidas pelo Colegiado do PPGP e pela UFSC.

OBJETIVOS

Os objetivos gerais do Programa de Pós-Graduação são:

  • Capacitar docentes para o ensino superior;
  • Formar pesquisadores e desenvolver atividades de pesquisa, bem como estudos avançados que atendam às necessidades regionais;
  • Promover a difusão e a divulgação da produção científica dos professores e alunos;
  • Integrar a pós-graduação com a graduação em Psicologia.