Bolsas PDSE
Edital PDSE 2024 (Outubro)
Edital_PDSE 2 – Seleção Interna
Edital PDSE 2024
Edital PDSE – Seleção interna PPGP
Resultados – lista de classificação
Resultados – classificação final
Para além do edital do PPGP, que trata da seleção interna, os candidatos devem efetuar a leitura do Edital da CAPES.
Editais PDSE 2019
Estão abertas as candidaturas para bolsas no Programa de Doutorado no País com Estágio Sanduíche no Exterior – PDSE /CAPES. Informa-se que em decorrência da participação do PPGP em dois projetos vinculados ao edital PRINT/CAPES, os discentes interessados devem identificar em qual dos editais disponíveis seus projetos apresentam maior aderência.
Candidatos cujos projetos apresentem baixa aderência nos projetos coordenados pelo PPGECT e PPGICH devem se inscrever no edital aberto pela PROPG.
Cada doutorando poderá ser inscrever somente em um único edital de seleção de bolsas de doutorado sanduíche de 2019 do PRINT-CAPES/UFSC. Caso o doutorando se inscreva em dois ou mais editais, as candidaturas serão automaticamente canceladas.
Editais disponíveis aos doutorandos do PPGP:
Título do SubProjeto: Repositório de Práticas Interculturais – Coordenado pelo PPGECT
O eixo norteador do projeto é a construção de saberes e práticas interculturais que tratem dos efeitos de colonialidade e saídas emancipadoras para essa problemática, com vistas à construção de um repositório online multilíngue. Essas noções se relacionam com a dominação por meios não coercitivos, mas que subalternizam e desumanizam os povos, provocando perda de identidade cultural, dependência e falta de pertencimento. Procurando encontrar caminhos para contrapor esses efeitos, entendemos que as parcerias entre pesquisadores e instituições internacionais, preocupados com essas temáticas, favorecem um diálogo de saberes, o reconhecimento das experiências e produções já existentes e a produção de tecnologias sociais. A proposta visa desenvolver redes de investigação, estudo, diagnóstico de questões locais e regionais relevantes, contribuições para cooperações internacionais, divulgação de pesquisas e um repositório online com diferentes materiais produzidos no projeto. Resultados oriundos das experiências de pesquisa e do trabalho evidenciam a pertinência do projeto com vistas à preservação internacional do patrimônio cultural local e ancestral, ao dialógico e reconhecimento de novos conhecimentos e tecnologias sociais. Também, é importante destacar que este projeto se articula a recém-criada Cátedra da Unesco Language and Polices for Mutilingualism sediada na UFSC, da qual participam treze países e tem como objetivo compreender como as línguas e o multilinguismo são recursos para o desenvolvimento sustentável das comunidades linguísticas, das sociedades e dos Estados, de acordo com as idéias do 2030 Goals for Sustainable Development das Nações Unidas, em uma perspectiva ampla e transdisciplinar. Nesse sentido, encontram-se articulados a internacionalização e o multilinguismo em relação à educação, à economia, o acesso à comunicação e às tecnologias, todos esses vinculados também às ações e pretensões deste projeto que envolve seis Programas de Pós-Graduação da UFSC, Interdisciplinar em Ciências, Psicologia, Antropologia, Literatura, Educação, Serviço Social, reunidos em torno do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.
Título do Subprojeto: Práticas Sociais e Direitos Humanos: violências, gênero, diversidades
Coordenado pelo PPGICH
Esta proposta investe na formação de redes de pesquisadores/as que se dedicam ao estudo de complexas temáticas/desafios para diferentes culturas e cujo enfrentamento é fundamental para o desenvolvimento social alicerçado no respeito aos direitos humanos e acolhimento às diferenças, sejam estas de classe, étnico-raciais, de gênero, deficiências e outras. A possibilidade de integrar as parcerias com pesquisadores de centros de excelência e reconhecimento mundial é fundamental para os esforços de internacionalização da universidade e a qualificação da formação docente e discente. Via ações previstas neste projeto, serão envidados esforços no sentido de compartilhar experiências; incrementar e socializar resultados de pesquisas e problematizações teórico-metodológicas; construir indicadores que informem/construam políticas públicas promotoras de direitos humanos nos campos das violências, cultura, educação e saúde e cujo público alvo prioritário sejam grupos discriminados devido a marcadores sociais de diferenças de gênero, sexualidades, raça/etnia, classe social, geração, deficiência. Objetiva-se desenvolver, em parceria com as instituições estrangeiras envolvidas, investigações, seminários, redes de estudos, de diagnósticos e divulgação científica de propostas de combate às violências de gênero, raciais, capacitistas, geracionais que atingem importantes segmentos das populações na contemporaneidade. Buscar-se-á também estreitar vínculos com movimentos sociais comprometidos com os direitos humanos de grupos vulnerabilizados da população, assim como com organismos de gestão pública responsáveis por políticas voltadas para a promoção da igualdade desses grupos. Em relação ao impacto no campo científico, almeja-se incrementar os indicadores de produção acadêmica da equipe brasileira e de divulgação internacional dos resultados obtidos; contribuir com e visibilizar a produção teórica e metodológica sobre as temáticas em foco. Por fim, a proposta visa contribuir com a elaboração de políticas no campo das questões de gênero, raça/etnia, sexualidade e de deficiência. Para alcançar esta meta, o projeto reúne pesquisadores e especialistas nacionais e estrangeiros incluindo o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, História, Educação, Antropologia e Psicologia.
Edital geral – promovido pela PROPG
Candidatos cujos projetos apresentem baixa aderência nos projetos coordenados pelo PPGECT e PPGICH devem se inscrever no edital aberto pela PROPG.
Edital PDSE 2018
Estão abertas as candidaturas para bolsas no Programa de Doutorado no País com Estágio Sanduíche no Exterior – PDSE /CAPES. Informa-se que o PPGP tem direito a 12 meses de bolsas a serem distribuídos em 02 (duas) cotas de seis meses com início dos estudos no exterior entre agosto a novembro de 2018, conforme o calendário da CAPES.
Os candidatos deverão inscrever-se na Secretaria do PPGP, no período de 22 a 31 de janeiro de 2018, no horário das 8:00 às 12:00, com toda documentação exigida pela CAPES e detalhadas no edital de seleção do PPGP. A seleção dos candidatos ocorrerá entre os dias 01/02 a 06/02/2018. Os critérios para a candidatura, documentação necessária à participação no processo de seleção e implementação da bolsa são detalhadas no Edital CAPES Nº 47/2017 e suas retificações, publicadas no seguinte link:
Para acesso ao edital de seleção de bolsas PDSE do PPGP, clique no link que segue:
Edital Bolsas PPGP PDSE 2017-2018
Alteração do subitem 4.1.1.10 do edital CAPES / PDSE
No dia 18/01/2018, a CAPES publicou uma alteração no Edital para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE referente o subitem 4.1.1.10. A partir dessa alteração, o comprovante de proficiência linguística mínima, conforme requisitos do item 8.5.6, deverá ser enviado, obrigatoriamente, no momento da concessão da bolsa de estudos.
Com isso, o comprovante de proficiência não é mais um documento exigido no momento da inscrição para o processo interno de seleção.
Retificação do período para a SUBMISSÃO DE RECURSO sobre o resultado do processo de seleção de bolsas PDSE
Comunica-se que a submissão de recurso referente ao resultado do processo de seleção de bolsa PDSE deverá ser feita no dia 8 de fevereiro de 2018 até às 13h. A entrega da documentação deve ser feita na secretaria do PPGP.
RESULTADO do processo de seleção de bolsa PDSE
A comissão composta pelo Prof. Dr. Mauro Luis Vieira (Subcoordenador do PPGP), Prof. Dr. Roberto Wu (PPGFil) e pela representante discente Camila Klein reuniu-se na tarde do dia 7 de fevereiro de 2018 para a realização do processo de seleção de bolsa PDSE. Utilizando os critérios apresentados no edital 001/PPGP/2018, os candidatos foram classificados como segue. Vale ressaltar que o PPGP dispõe de duas cotas de 6 meses de bolsas.
1. Marcos Henrique Antunes
2. Karen Cristine Teixeira
3. Andressa Dias Arndt
4. Mariana Zabot Pasqualotto
Informamos que o Edital PDSE de 2017 só será publicado mediante a confirmação do recebimento de recursos enviados pela CAPES.
Tão logo a CAPES liberar os recursos para implementação das bolsas PDSE , o Edital PDSE 2017 será publicado neste site.
RESULTADO SELEÇÃO CANDIDATURAS BOLSA PDSE Edital 002-2016
Diante da abertura do Edital CAPES nº19-2016 PDSE e de sua alteracao-edital-19-2016-PDSE
informamos que a entrega da documentação seguirá os prazos do Edital 002- 2016 Bolsas PDSE (PPGP)
correspondentes ao segundo semestre de 2016, no período de 01 a 09 de setembro de 2016, no horário das 14:00 às 16:30,
sendo que o resultado final da Seleção PDSE interna do Programa será publicado no site, no dia 16 de setembro de 2016.
Solicita-se leitura atenta do Edital CAPES para observar requisitos e demais prazos estabelecidos.