Área 2 – Psicologia Social e Cultura

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Estética, processos de criação e política.

Questões relativas à estética e processos de criação nas artes, na vida, no campo político e na esfera dos direitos humanos.

Docentes permanentes:

Andréa Vieira Zanella (Doutora em Psicologia da Educação, PUC-SP): Psicologia social e arte; estética e processos de criação em diferentes contextos e práticas sociais; dialogia e resistências inventivas; questões metodológicas.

Kátia Maheirie (Doutora em Psicologia Social, PUC-SP): Estética e política; processos coletivos de criação em música e outras objetivações artísticas; movimentos sociais e formações coletivas.

Lia Vainer Schucman ( Doutora em Psicologia Social-USP) psicologia e relações étnico-raciais em suas múltiplas dimensões:  acesso a recursos, a luta por direitos sociais, as organizações sociais e coletivos, os efeitos psicossociais do racismo, o impacto na saúde, no trabalho e na educação, processos de subjetivação e formação de identidades raciais.

Neiva de Assis (Doutora em Psicologia – UFSC) Psicologia e processos educacionais. Educação, memória e território. Educação comunitária. Educação escolar e não escolar. Cidade educadora. Psicologia histórico-cultural. Educação estética.

Linha 2: Processos de Subjetivação, gênero e diversidades.

Produção de subjetividades no mundo contemporâneo e suas relações com os campos, histórico, político e cultural, considerando os processos de singularização, diversificação e diferenciação.

Docentes permanentes:

Adriano Beiras (Doutor Europeu em Psicologia Social, UAB, Barcelona – Espanha): Estudos de masculinidades, subjetividades e violências.  Serviços psicossociais de atenção a homens autores de violência contra mulheres. Gênero, sexualidades, epistemologias feministas e teoria queer. Construcionismo social. Famílias e conjugalidades. Temas em psicologia social jurídica e comunitária.

Maria Juracy Filgueiras Toneli (Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, USP): Processos de subjetivação na interseccionalidade de sexo/gênero, classe social, raça/etnia e geração. (Hetero)normatividade, seus efeitos e articulações. Políticas do corpo e das sexualidades.

Marivete Gesser (Doutora em Psicologia, UFSC): Processos de subjetivação na intersecção com gênero, sexualidade, classe social, raça/etnia, geração e deficiência. A contribuição dos estudos sobre deficiência para o campo das políticas públicas. Práticas psicossociais na perspectiva dos direitos humanos. Processos educativos na perspectiva da educação inclusiva.

Raquel de Barros Pinto Miguel (Doutora em Ciências Humanas, UFSC). Estudos de gênero e feminismo. Mídia e constituição de subjetividade. Processos educativos formais e não formais. História das mulheres. Mulheres e ciência.

Linha 3: Representações e práticas sociais.

Conhecimento social compartilhado, crenças e suas relações com práticas sociais, grupais e culturais.

Docentes permanentes:

Andréa Barbará S. Bousfield (Doutora em Psicologia, UFSC): Representações sociais de riscos ambientais, de saúde e sociais. Representações sociais, novas ideologias e problemas societários. Representações sociais do envelhecimento e do corpo.

Andréia Isabel Giacomozzi (Doutora em Psicologia, UFSC): Representações sociais do envelhecimento e do corpo. Representações sociais, novas ideologias e problemas societários. Representações sociais de riscos ambientais, de saúde e sociais.

Ana Maria Justo (Doutora em Psicologia, UFSC): Representações sociais do envelhecimento e do corpo. Preconceito etário. Atenção às pessoas idosas.

Linha 4: Psicanálise, Política E Cultura:

Congrega estudos no campo da psicanálise, pautados em sua ética e método. Envolve pesquisas que se debruçam sobre metapsicologia, interações políticas e cultura. Sua ênfase volta-se a análises de experiências, práticas clínicas, psicanálise nas instituições, leituras de obras de arte, migrações internacionais e direitos humanos.

Docentes permanentes:

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac (Doutora em Artes Visuais – História, teoria e crítica, UFRGS): Relações estéticas e processos de criação no campo da saúde e das artes. Intersecções entre Psicanálise, arte, saúde e política. Acompanhamento Terapêutico.

Lucienne Martins Borges (Doutora em Psicologia, Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá): Psicopatologia, migrações e cultura. Violência e homicídio conjugal e familiar.

Marcela de Andrade Gomes (Doutora em Psicologia Social pela UFSC): migrações, SUAS, pessoas em situação de rua, violências e violação de direitos humanos.

Mériti de Souza (Doutora em Psicologia Clínica, PUC/SP): Constituição subjetiva e processos históricos, políticos e culturais. Diferença e igualdade: lógicas identitárias, conhecimento e política. Sexualidades e corpos: dinâmica consciente-inconsciente e produção do sofrimento psíquico. Desconstrução, psicanálise, singularidade.